PESSOAS CONTIDAS COMO ESTAS Por Maria Rita Drummond Viana Nota prévia: Este texto contém spoilers, tanto paro livro Pequena coisas como estas, de Claire Keegan, para o qual escrevi a orelha e fiz a revisão técnica junto à Relicário, quanto para o filme homônimo, ao qual assisti a convite da própria editora e da O2Play …
Mais-
COLUNA LIVRE
-
COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES
“A LINHA É PLURAL PORQUE SOMOS SINGULARES” Convidada Edith Derdyk A linha como organismo vivo. A partir de uma arqueologia da linguagem do desenho e da escrita, O corpo da linha: notações sobre desenho, novo livro da autora e artista Edith Derdyk nasce de uma investida crítica contra usos e noções cristalizadas, e desafia a …
Mais -
COLUNA LIVRE
LÍNGUA E POESIA por Patrícia Lavelle O poema se inscreve profundamente em sua língua. A densidade de relações que entrelaçam elementos formais, conteúdos semânticos e elementos temáticos enraízam o texto poético em sua “floresta linguística” – para retomar uma conhecida metáfora de Walter Benjamin em “A Tarefa do tradutor”. Assim, a poesia desafia a tradução …
Mais -
RESULTADO PROGRAMA DE PARCERIA LITERÁRIA RELICÁRIO 2024
NOVOS PARCEIROS Acabou a espera, pessoal! Eis os perfis selecionados para o Programa de Parceria Literária Relicário 2024! Entre os novos parceiros, algumas curiosidades e números: • 54 selecionados • 14 estados contemplados • 5 regiões brasileiras • Pessoas pretas, brancas, pardas e indígenas • Faixa etária variada, diversidade de gênero e orientação sexual • …
Mais -
COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES
ADRIENNE RICH & ANNE SEXTON Presença e poesia Nascida em 16 de maio de 1929, Adrienne Cecile Rich foi uma poeta, ensaísta e ativista feminista americana. Recebeu diversos prêmios literários, como o National Book Award, e foi reconhecida como uma das autoras mais influentes da segunda metade do século XX – dando voz à luta …
Mais -
COLUNA LIVRE
“A LITERATURA ME FORÇA A ABRIR PORTAS QUE ME DAVAM MEDO” Em uma decisão histórica, o Congresso francês aprovou em 4 de março de 2024 o projeto de lei que constitucionaliza a liberdade das mulheres de recorrer à interrupção voluntária da gravidez no país. A votação representa um momento emblemático na França, que descriminalizou o …
Mais -
COLUNA LIVRE
UMA EXPERIÊNCIA OUTRA COM A LINGUAGEM Por Carolina Correia dos Santos Existe uma relação entre a tagarelice e a posição feminina na linguagem? Por que, na tradição ocidental, as mulheres estão comumente associadas ou à posição silenciosa ou à posição verborrágica, muitas vezes esta última compreendida como excessiva, tagarela? Existe uma linguagem feminina? Assim …
Mais -
PROGRAMA DE PARCERIA LITERÁRIA RELICÁRIO 2024
REGULAMENTO PROGRAMA DE PARCERIA LITERÁRIA RELICÁRIO 2024 16 de abril de 2024 O PROGRAMA DE PARCERIA LITERÁRIA RELICÁRIO 2024 irá selecionar a equipe de criadores de conteúdo literário e cultural em redes sociais e canais de divulgação e abrange o período de maio de 2024 a fevereiro de 2025. Este programa é voltado para …
Mais -
CIRCUITO ANNE SEXTON: Conversas, encontros e leituras em homenagem à poeta pelos 50 anos de sua partida
“Anne Sexton é espiã e bruxa, dessas que te dão a mão pra atravessar a rua, o céu, o inferno. Das poetas mais radiantes do século passado.” _Letícia Novaes, a Letrux Anne Sexton foi um vendaval que desafiou convenções. Se estivesse viva, teria hoje 95 anos. Em 2024, completam-se 50 anos de sua partida. …
Mais -
COLUNA GABINETE DE CURIOSIDADES
21 notas cartográficas [sobre Nós somos muitas, de Pedro Meira Monteiro] por Patrícia Lino 1. Na capa, o pronome “nós” divide-se, entrecortado, como um slide deslizante, em 4. Assim como o deslizante advérbio “muitas”, que se desmonta, no sentido contrário, em 6. O verbo, que não desliza nunca, une “nós” e “muitas”. Do lado esquerdo, …
Mais -
COLUNA MARCA PÁGINA
ROUPA, MEMÓRIA por Ana Elisa Ribeiro Era uma blusa de frio com listas azuis e marrons. Lembro que tinha um toque meio seco, mas era de lã ou coisa parecida, aquecia bem, e eu só a usava entre junho e julho, no inverno de Belo Horizonte. Em agosto já parecia demais. Na foto, eu …
Mais -
COLUNA LATINIDADES
POTENTES HERMANAS Convidada Mariana Sanchez Tradutora finalista do prêmio Jabuti 2022, Mariana Sanchez mostra os bastidores da tradução da argentina Mariana Enriquez sobre a conterrânea Silvina Ocampo para o português no Brasil, em “retrato polifônico das múltiplas facetas dessa personagem tão misteriosa” Por Michelle Strzoda Não é só no futebol que os argentinos dominam …
Mais