Este volume da cultuada poeta argentina Alejandra Pizarnik reúne uma diversidade de escritos – desde artigos e ensaios até entrevistas, peças teatrais, resenhas de escritores de sua estima, relatos e textos de humor – proporcionando uma nova perspectiva sobre sua obra, até então conhecida quase exclusivamente pela produção poética.
Muitos destes textos são permeados pelos mesmos motivos e figuras recorrentes em seus versos: a sedução e a nostalgia impossíveis, a tentação do silêncio, a escrita como espaço cerimonial onde se exaltam a vida, a liberdade e a morte, a infância, os espelhos e o duplo ameaçador. No entanto, apesar da evidente coerência entre sua prosa e obra poética, descobrimos nestas páginas uma Alejandra surpreendentemente livre e ilimitada, dona de um humor peculiar que poucos poderiam imaginar.
Organizado e publicado postumamente, este volume com tradução de Nina Rizzi e Paloma Vidal consolida a prosa da autora, tornando acessíveis textos que antes estavam dispersos em revistas ou permaneciam como manuscritos inéditos. A obra é considerada leitura complementar indispensável para os admiradores de sua poesia.