Os instigantes textos reunidos neste volume foram originalmente apresentados no VIII Encontro do Grupo de Trabalho de Estética da ANPOF. Realizado na Universidade Federal de Ouro Preto, entre os dias 01 e 03 de junho de 2016, o evento reiterou a importância do trabalho que vem sendo feito pelo GT de Estética em relação à ampliação e consolidação da produção brasileira na área de Estética e Filosofia da Arte. Aproximando pesquisadores de todas as regiões do país, os encontros caracterizam-se não apenas pela excelência das discussões, mas também pela heterogeneidade dos temas – qualidades que se estendem para esta coletânea.
A diversidade do pensamento filosófico sobre as transformações modernas e contemporâneas que cercam a produção artística desdobra-se nos quinze textos que compõem o livro, os quais abordam os mais variados gêneros: cinema, poesia, escultura, pintura e fotografia. Além disso, os textos dialogam ora com autores consagrados – de Winckelmann e Schelling a Benjamin e Rancière –, ora com os próprios artistas – de Glauber Rocha a Joseph Kosuth – e ora com contextos socioculturais mais amplos – desde o capitalismo estético até a estética dos gêneros.
Os principais problemas filosóficos que balizam a história da estética e se mantém no cerne dos debates modernos e contemporâneos atravessam esta coletânea: temas tradicionais como a educação do gosto, o conceito de beleza, o princípio da imitação da natureza e a relação entre aparência e verdade são atualizados com acuidade. Temas fundamentais do século XX como a autonomia da arte, o papel da arte na invenção de um povo, a liberdade e a experiência estética, a perda da materialidade das obras de arte e a função da crítica de arte também recebem atenção cuidadosa. Temas que dialogam diretamente com a situação atual das artes são igualmente contemplados, como a subsunção da arte pelo consumo, o possível caráter transgressor e revolucionário do gesto artístico e o papel das imagens na contemporaneidade, incluindo até mesmo as fotografias aéreas e astronômicas.
Por todos esses motivos, este livro se apresenta como um amplo diagnóstico do pensamento nacional em estética moderna e contemporânea. Trata-se, portanto, de um espaço privilegiado para o conhecimento, valorização e expansão do diálogo entre pesquisadores brasileiros.
Texto de orelha de Debora Pazetto