Inclassificável e mesmo sem igual, o pensamento de Anne-Marie Christin atravessa os campos das ciências humanas, derrubando fronteiras e divisões, indo da história da arte à literatura, passando e repassando pela história da escrita, disciplina que constituirá, a partir dos anos 1970, o núcleo vivo de sua obra teórica.
A trajetória acadêmica da autora a levará, em 1982, a criar o Centre d’étude de l’écriture et de l’image – CEEI [Centro de estudo da escrita e da imagem], espaço de eclosão de uma dezena de obras coletivas, que contam com audiência internacional, e de uma rede intelectual que perdura hoje sob a forma de uma associação de pesquisa, o CEEI, para a qual contribuem os responsáveis por esta primeira antologia, intitulada Escrita e imagem.
Ao proporem a tradução ao português de sete ensaios teóricos de Anne-Marie Christin, Márcia Arbex-Enrico e Júlio Castañon Guimarães escolheram textos que datam principalmente do período de maturidade da pesquisadora, situado após seu primeiro grande livro, L’image écrite ou la déraison graphique (1995). Os títulos indicam os atores essenciais dessa ampla reflexão epistemológica (imagem, escrita, signo, letra, comunicação visual, iconicidade), denunciando as consequências multiformes da concepção logocêntrica da escrita e construindo, com base em exemplos, os princípios de um pensamento visual que abre para a análise os vínculos mantidos entre texto e imagem em suas diferentes formas de mesclagem.
Trata-se de obra indispensável, que oferece ao leitor de língua portuguesa, como indicam os organizadores na apresentação, “um suporte teórico sólido e inovador para as pesquisas no campo da literatura” – e, acrescentemos aqui, em termos mais amplos, para o estudo do funcionamento dos signos da comunicação humana.
Hélène Campaignolle
Presidente do CEEI e pesquisadora da Unité Mixte de Recherche (UMR) THALIM
(CNRS/Sorbonne Nouvelle/ENS)