A Relicário Edições disponibiliza para download gratuito a 2ª edição de A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro e um ensaio avulso, de Glaura Cardoso Vale. Publicada originalmente em 2016, com prefácio de César Guimarães, a versão de 2020 conta com orelha escrita por Nina Tedesco e prefácio à segunda edição escrito por Cláudia Mesquita.
O livro, que se encontrava esgotado, investiga a mise-en-film da fotografia procurando demonstrar como a imagem fotográfica é requerida na elaboração da memória das pessoas filmadas a partir de dois temas: “Álbuns de família” e “Retratos da dor”. Tendo em vista esses dois eixos temáticos e a solicitação da fotografia como dispositivo de rememoração, os ensaios aqui reunidos abordam os seguintes filmes: Acácio (Marília Rocha, 2008), Moscou (Eduardo Coutinho, 2009), Nos olhos de Mariquinha (Cláudia Mesquita e Junia Torres, 2008), Retratos de identificação (Anita Leandro, 2014) e Cabra marcado para morrer (Eduardo Coutinho, 1984). Foi incorporado a esta edição um ensaio posterior dedicado ao múltiplo da fotografia que trabalha com Travessia (Safira Moreira, 2017) e Inconfissões (Ana Galizia, 2017). Como um signo especial que guarda, em si, o efeito paradoxal de ser presença da ausência e ausência da presença, noção benjaminiana retomada por vários estudiosos da imagem, ao trazer à luz tais fotografias, os filmes acabam por reinseri-las na linha do tempo. Dessa forma, uma história individual ou coletiva pode ser redescoberta, repensada, submetida ao olhar crítico. Já o ensaio avulso destaca as relações entre a leitura e a escrita do movimento no cinema de Aloysio Raulino, e, em particular, uma enigmática (e borgeana) passagem de Inventário da rapina (1986) desse importante fotógrafo e realizador brasileiro. A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro foi resultado da pesquisa de pós-doutoramento de Glaura Cardoso Vale junto ao PPGCOM-UFMG, com bolsa PNPD/CAPES (2013-2016).
O download pode ser feito aqui.